Siga-nos também:

Política da Educação

A instituição atende às orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e aos órgãos representativos da política nacional de educação, oferecendo classes de escolarização correspondente a Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com intenso investimento na aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a autonomia social e intelectual da pessoa deficiente.

As classes são organizadas por ciclos de aprendizagem, tendo como base a idade e competências dos alunos.

Apae educacao

PROGRAMA POTENCIALIZAR SABERES

Pensação:

Estimula o gosto pela leitura, promove a exploração do espaço com intervenções pedagógicas que contribuam no processo de criação e vivência do ambiente letrado. Atividade desenvolvida com os alunos dos ciclos de aprendizagem.

Alfabetização Matemática:

Dinamiza as atividades didático-pedagógicas na perspectiva lógico-matemática com a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos. Desta forma, promove o desenvolvimento de conceitos e habilidades. O projeto é desenvolvido com os alunos dos ciclos de aprendizagem.

Culinária

Os alunos dos ciclos de aprendizagem têm a oportunidade de desenvolver situações desafiadoras que contribuam na elaboração e levantamento de hipóteses relacionadas com vivências significativas. São proporcionadas elaborações de receitas, além de informações sobre rótulos, quantidades, manuseio de alimentos e utensílios, registros diferenciados do processo pedagógico de memorização e compreensão dos conteúdos.

Vida Saudável: Pratique!:

No Laboratório de Ciências da Natureza e Educação Física são desenvolvidas ações sobre alimentação saudável e importância dos exercícios físicos diários, proporcionando bem-estar físico e emocional.

ProjECO:

A partir de uma parceria com um projeto de extensão do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Passo Fundo (UPF), o projECO desperta nos alunos do Laboratório de Ciências da Natureza a conscientização ambiental por meio de ações didático-pedagógicas que compreendem: a compostagem, a reciclagem e o cultivo de plantas.

Autodefensores:

Acompanha, potencializa e capacita os alunos e usuários no desenvolvimento da autonomia e independência.

PROGRAMA ARTE E EDUCAÇÃO

Arte Literária Visual:

Oportuniza apreciação e compreensão das artes visuais e da literatura a partir de intervenções pedagógicas sistemáticas, que são desencadeadas pela aproximação de diferentes gêneros textuais e de imagens.

Projeto de Educação Musical Aprender, o Ouvir e Interpretar:

Oferece a aprendizagem instrumental por meio de práticas musicais com a utilização de materiais alternativos e instrumentos como violão e flauta. Desenvolve habilidades técnicas, reconhecimento dos parâmetros de som, leitura musical e conhecimento sobre a história da música, na perspectiva de despertar a escuta musical pensante.

Projeto Teatral Eu em Foco:

Proporciona o contato com a linguagem teatral e contribui para a estimulação da comunicação e autoimagem, qualificando as relações interpessoais, diversificando a consciência cultural e o convívio social.

Projeto de Capoeira Arte em Ação:

Trabalha diversos conceitos fundamentais para o cidadão viver em comunidade com ética, disciplina e sociabilidade. Em roda, a arte da capoeira é vivenciada com alongamento, aquecimento, movimento e jogo, que são acompanhados da melodia musical dos instrumentos específicos.

PROGRAMA CORPOREIDADE

Movimento:

Através das atividades psicomotoras, estimula o movimento, desenvolve a lateralidade, a coordenação ampla e fina, o equilíbrio, a atenção, a memória e a concentração.

Atividade motora adaptada:

O Projeto realiza práticas como hidroterapia, gameterapia, atividade funcional e desporto adaptado, que contribuem para atenção, memorização, qualificação físico motor fino, força, resistência e potência em membros superiores e inferiores, buscando auxiliar os alunos em sua autonomia e independência.

Atividades esportivas e cooperativas:

Qualifica aspectos da força, resistência e potência muscular global, coordenação motora ampla, orientação, lateralidade, resistência cardiovascular e fisiológica.

Esporte:

Desenvolve competências físicas, técnicas e psicossociais, além da mobilidade tática e organização espacial. Agrega o aprofundamento de noções teóricas e práticas ligadas a exercícios e atividades de desporto, para rendimento individual e coletivo. As modalidades oferecidas são: Atletismo, Futsal, Natação, Tênis de Mesa, Tênis de Quadra e Vôlei.

Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.