Siga-nos também:

Política da Saúde

Os atendimentos oferecidos pela APAE de Passo Fundo são de caráter interdisciplinar, e promovem habilitação e reabilitação em saúde de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Os usuários são atendidos de forma individual ou em grupos, orientados e conduzidos por profissionais com formação nas áreas da Estimulação Precoce, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia, Nutrição, Odontologia, Ortopedia, Psicologia, Técnico em Enfermagem e Terapia Ocupacional.

ATENDIMENTOS NA POLÍTICA DA SAÚDE
TRIAGEM:

Através de avaliação de equipe interdisciplinar formada por assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, neurologistas, psicólogos e psicopedagogos são orientadas às famílias as possibilidades dos atendimentos específicos em saúde e assistência social, da inclusão escolar e no mercado de trabalho ou do acolhimento nas atividades pedagógicas oferecidas pela instituição.

Apae saude

PSICOLOGIA:

Escuta Terapêutica:

Disponibiliza auxílio aos usuários em suas dificuldades emocionais e oferece suporte para a resolução de conflitos. Favorece o desenvolvimento de vínculos afetivos, a melhora da socialização e o reforço de aspectos positivos na busca da maturidade emocional.

Capacitando para o Teatro

Prepara emocionalmente os usuários da instituição para atuação em peças de teatro, favorecendo a autonomia, independência, cuidados pessoais, relacionamento interpessoal, postura e apropriação de personagens.

Interação Social

Grupo de convivência que estimula a interação social das crianças de dois a seis anos. Contribui para o desenvolvimento da ajuda mútua, do cuidado, da divisão de tarefas, da inserção em grupos de pessoas e favorece a comunicação.

Sexualidade

Proporciona aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) reflexão, discussão e esclarecimento de dúvidas relativas à adolescência, como por exemplo, o descobrimento e a busca da identidade pessoal e da sexualidade. A partir disso, é oportunizada a construção de valores culturais, o desenvolvimento intelectual e a apresentação de uma nova perspectiva de vida.

FISIOTERAPIA

Fisioterapia em solo

Avalia e atende usuários vinculados às atividades oferecidas pela entidade, oferecendo ganho de funcionalidade e independência, através do investimento em suas potencialidades, prevenindo deformidades e lesões secundárias às patologias de base.

Gameterapia

Por meio de jogos virtuais são oportunizadas alternativas de trabalho para a reabilitação funcional dos pacientes nos atendimentos de fisioterapia.

FONOAUDIOLOGIA

Atendimento individualizado

Promove a melhoria na qualidade de vida através dos atendimentos clínicos, proporcionando desenvolvimento na linguagem oral e escrita e minimizando as alterações nas funções orofaciais, de mastigação e deglutição.

Comunicação Suplementar Alternativa

Amplia o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão.

INTERDISCIPLINAR

Estimulação Essencial

Atendimento especializado nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e estimulação precoce com a intenção de favorecer e enriquecer o desenvolvimento das crianças durante seus primeiros anos de vida.

Mamãe Bebê

Atendimento oferecido na piscina térmica para fortalecer o vínculo entre mãe e filho, auxiliando no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

Acolhimento Essencial

Capacita pais e familiares a desenvolverem espaços de aprendizagem para as crianças atendidas na estimulação essencial.

Hidrocinesioterapia

Atendimentos em grupo ou individualizados em ambiente aquático, orientados por fisioterapeuta, educador físico e/ou fonoaudiólogo, de acordo com a necessidade, e, sendo o caso, a indicação do tratamento mais apropriado para cada usuário.

Equoterapia

Através de abordagem interdisciplinar favorece o resgate da autoestima e o desenvolvimento da consciência corporal, da afetividade, da linguagem e do controle motor utilizando-se do cavalo como auxílio terapêutico.

Saúde Mental

Acompanhamento de consultas psiquiátricas e atividades no Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) de Passo Fundo.

PREVENÇÃO

APAE Itinerante:

Mensalmente serão trabalhadas junto à comunidade orientações a respeito da prevenção das deficiências, da importância do aconselhamento genético e do controle de natalidade em casos específicos, fatores de risco para o desenvolvimento de deficiências, entre outras. A orientação se dá através da distribuição de material específico e de abordagens em Unidades Básicas de Saúde, em Centros de Atenção Integral à Saúde e em Postos de saúde.

Acompanhamento essencial

Promover prevenção e tratamento de deficiências e/ou de atrasos no desenvolvimento e de suas comorbidades através da estimulação global de crianças de 0 a 03 anos e 11 meses de idade. Este projeto é uma parceria entra a APAE, a prefeitura do município de Passo Fundo e as maternidades dos hospitais São Vicente de Paulo e Da Cidade de Passo Fundo.

Aconselhamento genético

Destinado à avaliação genética e orientação familiar a respeito da herança genética familiar e controle de natalidade como forma de prevenção das deficiências.

Espera Assistida

Através de abordagens quinzenais aos usuários e familiares que estiverem em fila de espera para algum atendimento técnico de saúde são trabalhadas questões relacionadas ao manejo domiciliar, aos cuidados gerais e às orientações relativas a aspectos de saúde e sociais.

Sala de espera

Orientação a familiares e cuidadores durante o período de espera de atendimento relacionadas ao manejo domiciliar, aos cuidados gerais e às orientações relativas a aspectos de saúde e sociais.

Palestras internas

Atividades mensais relacionadas a questões de saúde em geral, baseadas no calendário do ministério da saúde.

Acompanhamento fonoaudiológico durante o lanche:

Realizado semestralmente para observar a alimentação dos usuários na instituição, orienta e auxilia os profissionais e familiares sobre formas seguras de alimentação, além da postura adequada para a deglutição, consistências seguras dos alimentos ingeridos, quantidade e tempo da oferta, reabilitação e formas alternativas de alimentação.

MEDICINA

Atendimento neurológico especializado, voltado à prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento da deficiência intelectual e de suas comorbidades. É ofertado atendimento individualizado através de consultas clínicas.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

São realizadas atividades de orientação, prevenção e manutenção da saúde bucal através de restaurações, limpezas, entre outros. Os atendimentos ocorrem de forma individual.

TERAPIA OCUPACIONAL

Habilita e reabilita usuários acometidos por alterações motoras, cognitivas, afetivas e/ou sociais, identificando as áreas de desempenho que estão comprometidas temporária ou definitivamente. Entre elas as Atividades de Vida Diária (AVD’s), Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD’s), atividades de lazer, trabalho, independência e desenvolvimento humano global para a realização das atividades cotidianas, favorecendo a autonomia, autoestima, participação produtiva à sociedade e o resgate de potencialidades.

Nossos Apoiadores

Be8 Apoio upf novo
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.